quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ANSELMO DOMINGOS: UM VISIONÁRIO DA COMUNICAÇÃO BRASILEIRA, por Jannaina Costa



Anselmo Domingos (à esquerda na foto, ao lado do compositor Manezinho Araújo e sua secretária Ilka Nora) foi o criador e editor da Revista do Rádio. Carioca, nascido em 17 de abril de 1917, quando o Rio de Janeiro ainda era Distrito Federal, Anselmo começou a carreira escrevendo peças de teatro, como Rosa das sete saias e Adão e Eva. A partir de 1947 até inícios dos anos 50, dedicou-se às novelas de cunho religioso para rádios, uma vez que era extremamente católico, algumas das quais alcançaram ampla repercussão, como Jerusalém, Confissões de Santo Agostinho, entre outras. Além de escritor, Anselmo também era radialista e ganhou destaque no meio jornalístico pela atuação como editor e diretor artístico da Rádio Educadora, que posteriormente passou a chamar-se Tamoio. Entretanto, seu grande projeto profissional era ter sua própria revista para falar com mais abrangência de assuntos do rádio brasileiro.
Em que se inspirou Anselmo Domingos para idealizar a Revista do Rádio? Como conseguiu dinheiro para criá-la? Isto já é assunto para o próximo post.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anselmo_Domingos; Livro "Revista do Rádio: cultura, fuxico e moral dos anos dourados", de Rodrigo Faour.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

MEXERICOS DA CANDINHA

http://casadapalavra.com.br/hotsites/almanaque/downloads/mexericos-candinha.pdf

A Revista do Rádio também no Orkut



A Revista do Rádio também tem uma comunidade no orkut. Acima está a principal dentre as três encontradas no site de relacionamento. Para conferir acesse o link http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=15453378


Anselmo Domingos, o fundador da Revista do Rádio, escreveu também um livro sobre a revista no ano de 1965. Uma das chamadas da capa era o Direito de Nascer e de Amar, com Albertino Limonta e Isabel Cristina como protagonistas.