sexta-feira, 6 de novembro de 2009

"EMILINHA RESPONDE", por Jannaina Costa

Como bem lembrou o radialista Osmar Frazão na entrevista concedida ao Blog - post de 04.11 - Emilinha Borba era o carro-chefe não apenas de programas de auditório, mas também da Revista do Rádio, na qual chegou a ter 4 colunas: "Diário da Emilinha", "Álbum da Emilinha", "Coluna da Emilinha" e "Emilinha responde". Nessa última, a cantora respondia às perguntas curiosas de fãs sobre sua vida pessoal e carreira. Conseguimos recuperar algumas imagens dessa coluna que você confere a seguir:




Para enviar uma pergunta para Emilinha, bastava preencher o cupom que vinha na Revista e enviar para a redação da Revista:




E fica a dúvida: era a própria Emilinha Borba que respondia aos leitores? Se a cantora ainda estivesse viva poderíamos lhe enviar o cupom com essa dúvida.

Fonte: http://thetarnishedangels.blogspot.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

OSMAR FRAZÃO RELEMBRA A REVISTA DO RÁDIO E AS PERSONAGENS QUE FIZERAM HISTÓRIA NO RÁDIO BRASILEIRO

Por Jannaina Costa e Mauro Barros

Conforme prometido, publicamos hoje a entrevista que realizamos com Osmar Frazão no último dia 28 nos estúdios da Rádio Nacional. Osmar é um comunicador completo:
historiador, jornalista, ator, homem de rádio e da TV, escritor, amante da música brasileira. Também é pesquisador da música brasileira há 60 anos e seu conhecimento vasto sobre o tema lhe rendeu o título de "enciclopédia da música popular brasileira" atribuído pelo apresentador Flávio Cavalcanti. Nesta entrevista, Osmar Frazão conta detalhes e curiosidades sobre a Revista do Rádio e sobre personagens importantes da Era de Ouro do Rádio Brasileiro sob a ótica de quem viveu aquela época e ainda hoje continua fazendo história no Rádio. Osmar comanda o programa semanal Histórias do Frazão na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1.130 Am), todo domingo de 9h às 11h, em que compartilha seus conhecimentos com ouvintes não apenas de todo o país, mas do mundo, através da transmissão disponível na internet no site www.ebc.com.br.

Confira os melhores momentos da entrevista:



video

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Editor da Revista do Rádio também criou uma publicação esportiva no embalo da conquista do título da copa do mundo

Se Anselmo Domingos demonstrou ser um apreciador da Era do Rádio, da mesma forma revelou sua paixão pelo esporte. O grande desempenho da seleção brasileira na copa da Suécia estimulou Domingos a criar, em 1959, uma publicação que seguisse a mesma linha de sua bem sucedida Revista do Rádio.

A Revista do Esporte era uma nova publicação que trazia algumas semelhanças quanto à linha editorial utilizada pela sua antecessora. Entre elas, por exemplo, a adaptação do sucesso “Mexericos da Candinha” que ganhou o nome de “Candinha no Esporte”. Entre as seções habituais oferecidas por ela, figuravam as do “Apito Final”, “Flagrantes” e “Uma Volta pelo Mundo”.

A revista que circulou até o início dos anos 1970 demonstrou, sua preferência em focar as personalidades de maior evidência no campeonato brasileiro de futebol. Seus leitores, além de encontrarem informações técnicas sobre a condição dos estádios e a ficha completa da escalação dos times, também podiam ler sobre a vida pessoal dos jogadores fora de campo.

No ano de 1966, por exemplo, a edição de n° 403, publicou, na capa, a foto do jogador Jairzinho vestindo a camisa do Botafogo. A manchete “Confissões de Jairzinho” dava o tom de informalidade e irreverência também característico da Revista do Rádio.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"A GENTE LAMENTA QUE HOJE NÃO HÁ NENHUMA REVISTA FALANDO DO RÁDIO"

Daysi Lúcidi lembra com saudades da Revista do Rádio, por Jannaina Costa e Mauro Barros


O Blog da Revista do Rádio voltou à Rádio Nacional, na última quarta-feira (28/10), para conversar com mais dois personagens importantes da história do Rádio Brasileiro: Daysi Lúcidi e Osmar Frazão. No primeiro momento da visita, tivemos a oportunidade de assistir à gravação do programa “Alô Daysi”, comandado por Daysi Lúcidi desde 1971, considerado o primeiro programa de prestação de serviço do rádio brasileiro. Em seguida, conversamos com a atriz e radialista – ou “mulher da arte”, como ela prefere ser chamada – cuja vida foi retratada inúmeras vezes nas páginas da Revista do Rádio. Daysi falou do valor da Revista para os artistas a época, do privilégio de figurar em suas páginas e de como sente falta de uma publicação que retrate o mundo radiofônico. Confira seu depoimento:


video


Ainda nesta semana, publicaremos o depoimento de Osmar Frazão. Fique de olho!