sábado, 17 de outubro de 2009

Malandro do samba na Revista do Rádio


Jorge Veiga foi um dos grandes astros da Rádio Nacional, o sambista interpretava sambas de breque, sambas de gafieira e músicas de carnaval. Jorge era conhecido pelo balanço malandro e pela sua voz marcante, o cantor possuía um jeito irreverente e bem-humorado de interpretar, o que lhe rendeu o apelido de “Caricatura do Samba”, dado por Paulo Gracindo.


Carioca do Engenho de Dentro e Cachambi cantava músicas de artistas como: Wilson Batista, Milton de Oliveira, Cyro Monteiro, Dorival Caymmi, João da Baiana entre outros. Seu primeiro sucesso foi “Iracema”, de Raul Marques e Otolindo Lopes, no carnaval de 1944, quando despontou para a música.


Em 1951, gravou com o acompanhamento da Orquestra Tabajara, os sambas “Tem mulher no samba”, de Raimundo Olavo e Caboclo e “A vaca Vitória”, de Wilson Batista e Jorge Murad. No mesmo ano, fugiu ao seu perfil de sambista e gravou o maracatu “Pitiguari”, de José Leocádio e José Pacheco e o baião, gênero da moda na época, “Balança na rede”, de Fernando Lobo e Paulo Soledade. Na Rádio Nacional, ficou famoso pelo bordão criado por Floriano Faissal, com o qual iniciava seus programas: “Alô, alô, senhores aviadores que cruzam os céus do Brasil, aqui fala Jorge Veiga, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.


Foram ao todo oito discos gravados na sua carreira: Café Soçaite (1956), Caricaturista do Samba (1958), Alô, Alô, Canta Jorge Veiga (1959), A Volta do Sambista (1961), De Leve (1971), Noel Rosa x Wilson Batista (1974), O Melhor de Jorge Veiga (1975) e O Eterno Jorge Veiga (1979). O LP “De Leve” foi gravado com Cyro Monteiro e o LP “Noel Rosa x Wilson Batista”, foi gravado com Roberto Paiva. Vale lembrar que Noel Rosa e Wilson Batista protagonizaram uma das maiores rivalidades na história da música brasileira, e ganharam esta homenagem póstuma de um dos maiores ícones do samba.

VISITA À RÁDIO NACIONAL, por Jannaina Costa e Mauro Barros


O Blog da Revista do Rádio visitou hoje a Rádio Nacional. Em breve você confere aqui uma entrevista com Gerdal dos Santos, trechos do programa "Onde canta o sabiá" - apresentado e produzido pelo próprio Gerdal -, fotos da Rádio e muito mais. Por enquanto, como aperitivo, fique com o áudio da nossa modesta participação.



Blog entrevista Gerdau dos Santos

Eu, Mauro Barros, e Jannaina Costa, dois dos autores do blog, estivemos na manhã deste sábado na Rádio Nacional (Khz 1130 AM), para entrevistar o grande Gerdal dos Santos, um dos maiores nomes da história do rádio no Brasil, que por diversas vezes esteve presente nas páginas da Revista do Rádio. Gerdal, que apresenta o programa Onde Canta o Sabiá todo sábado, das 8:00 às 11:00 H, lembrou de histórias das era do rádio e falou com muito carinho da saudosa publicação, nos revelou também alguns projetos da Rádio que tem feito um importante resgate da história do rádio em nosso país. Tudo será publicado ao longo desta semana aqui no Blog.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"CHACRINHA MUSICAL". SIM, O VELHO GUERREIRO FOI COLUNISTA DA REVISTA DO RÁDIO, por Jannaina Costa



Abelardo Barbosa, o Chacrinha, é reconhecido atualmente pelos famosos programas de calouros que apresentou nas décadas de 50 a 70 - Discoteca do Chacrinha, a Buzina do Chacrinha e o Cassino do Chacrinha. Mas o que pouca gente sabe é que o autor de frases inesquecíveis como "Quem não se comunica, se trumbica" e "Terezinha, uuuuuhhh!" assinava uma coluna na Revista do Rádio chamada "Chacrinha Musical" na qual apresentava os 10 sucessos da semana. Além desse "top 10", Chacrinha também atuava como crítico musical, com recomendações para a discoteca pessoal do leitor e dando notícias sobre lançamentos e eventos musicais. Também havia o "quadro de honra" onde o colunista homenageava alguma personagem do meio em destaque.

A seguir vemos uma dessas colunas na edição 108 da revista:




Fonte da imagem: http://www.eradoradio.com.br/revistas/RR108_19511002_p08_chacrinha.jpg

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A REVISTA DO RÁDIO "DÁ (MAIS) PANO PRA MANGA", por Jannaina Costa


ARTIGO PUBLICADO EM CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO ANALISA OS EDITORIAIS DA "REVISTA DO RÁDIO".


Dóris Fagunde Haussen e Camila Stefenon Bacchi (PUC-RS), em trabalho publicado no XXIV Congresso Brasileiro de Comunicação - INTERCOM (2001), analisam os editoriais da Revista do Rádio nos anos 50, comparando-os com seu conteúdo para verificar a coerência entre a proposta da direção da revista e o conteúdo efetivamente publicado e, também, a inserção da pulicação na então emergente indústria cultural brasileira.

O trabalho completo pode ser conferido em:

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MEXERICO DO DIA: O QUE O ATOR ANDERSON MÜLLER TEM A VER COM A MARLENE?, por Jannaina Costa

No lançamento do DVD da Marlene, no mês passado, flagramos o ator Anderson Müller dando uma de tiete. No início da programação, ele subiu ao palco e falou da importância da cantora bem como dos cantores da Era do Rádio para a música brasileira. Até então, parecia apenas um fã famoso de Marlene, mas na verdade Anderson comprou os direitos para produzir, em 2010, o musical "Marlene e Emilinha" no qual também atuará. O texto será de Tereza Falcão, e a direção, de Antonio de Bonis.
O ator procura duas atrizes para viver as Rainhas do Rádio. O papel que interpretará o ator ainda não foi revelado. Será Cauby? César de Alencar?

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"A Revista do Rádio" também foi assunto no Fantástico por Nathalia Freitas


A revista do rádio, foi um dos temas no site do fantástico na globo.com. A reportagem "A era da revista do rádio", foi publicada em novembro de 2002. Isso mostra o quanto a revista foi e é querida pelos brasileiros, ficando para sempre na memória. Para conferir a matéria na íntegra é só acessar o link:

Homenagem ao nosso Blog no Blog do Rádio Carioca
















Isabela Guedes, autora do Blog do Rádio Carioca - A memória do Rádio Esportivo na Internet - fez uma bela homenagem ao Blog da Revista do Rádio ontem. Nossa equipe agradece a gentileza e também a cessão da tão procurada Marchinha Fanzoca do Rádio para abrilhantar nosso trabalho.
Confiram o texto integral de Isabela Guedes em http://blogdoradiocarioca.blogspot.com/ e aproveitem para fazer um tour pelo Blog que tem posts interessantíssimos sobre o Rádio e não apenas do rádio esportivo - como sugere o slogan do Blog. Vale muito a pena.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FANZOCA DO RÁDIO: A MARCHINHA DA REVISTA DO RÁDIO, por Jannaina Costa

A Revista do Rádio chegou a ser tema de Marchinha de Carnaval, tamanha sua repercussão nos anos 50. "Fanzoca do Rádio" foi composta por Miguel Gustavo em 1958 e sua primeira versão foi cantada pelo palhaço Carequinha: ''Ela é fã da Emilinha/ Não sai do César de Alencar/Grita o nome do Caubi/ E depois de desmaiar/ Pega a Revista do Rádio/ E começa a se abanar''. A música retrata as "macacas de auditório", como ficaram conhecidas as fãs que frequentavam o programa de auditório de César de Alencar ao qual comparecia semanalmente a cantora Emilinha Borba.






A Marchinha Fanzoca do Rádio - na voz de Soraya Ravenle (2007) - foi uma contribuição de Isabela Guedes do Blog do Rádio Carioca - http://blogdoradiocarioca.blogspot.com/.