quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Biografia Cauby Peixoto, por Gabriela Dias



Cauby, conhecido pelo seu timbre grave e aveludado, e principalmente, pelo seu estilo “dândi”, com figurinos e penteados excêntricos, montados numa estratégia de marketing especialmente para ele, nasceu em Niterói no dia 10 de fevereiro de 1934 em uma família de músicos, e já adolescente cantava no coral da Igreja Católica que frequentava com a tia que o criou após a morte de seus pais.

Cauby começou a carreira cedo, cantando em shows de calouros em 49 e aos 16 anos já tinha gravado seu primeiro disco, embora não ter tido muito sucesso, pois não era conhecido. Nessa época, dizia que era 3 anos mais velho para poder começar a cantar em casas noturnas.

Em 53, gravou outro disco e começou a despontar como cantor. Mas foi em 54, que apresentado à “Di Veras”, que sua carreira deu uma guinada, e em 6 meses foi transformado no cantor brasileiro de maior sucesso, com a música “Blue Gardênia”. Cauby levava suas fãs à loucura com seu jeito inovador de cantar e se vestir.

Em setembro de 56, é lançada nas rádios a música “Conceição”, o seu maior sucesso até os dias de hoje.

Morou 2 anos nos Estados Unidos, sendo conhecido internacionalmente, e voltava ao Brasil apenas para gravar algumas canções. Lá ele participou de um filme chamado “Jamboree”, cantando a música “El Toreador”, com outros famosos da época. cantando a mou de um filme chamado " conhecido internacionalmente, e voltava ao Brasil apenas para gravar algumas canções. Conseguiu colocar uma canção nas paradas americanas e trocou seu nome para “Ron Coby”, pois seus produtores achavam que ele era uma mistura latina e francesa. Cauby também fez sucesso em outros países como Canadá e Portugal.

Foi capa das revistas americanas “Time” e “Life Magazine” como “o Elvis Presley brasileiro”, foi o primeiro homem a sair na capa da revista “O Cruzeiro” e ainda era o rei das manchetes da Revista do Rádio.

Durante a década de 60 se dedicou a tocar em boates e clubes. Em 64, abriu a boate Drink, ao lado dos irmãos Moacyr (pianista), Araken (pistonista) e Andyara (cantora), atuando lá por quatro anos. E a partir da década de 1970, passou a se apresentar em programas de televisão no Rio de Janeiro, e a realizar pequenas temporadas em casas de diversão noturnas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em 1979 o roteiro profissional incluía Vitória (ES) e Recife (PE), no Projeto Pixinguinha da Funarte, ao lado de Zezé Gonzaga.

Em 1980, em comemoração aos 25 anos de carreira, lançou pela Som Livre o disco Cauby, Cauby, com composições escritas especialmente para ele, por artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque. No mesmo ano, apresentou-se nos espetáculos Bastidores (Funarte, Rio de Janeiro) e Cauby, Cauby, os bons tempos voltaram, na boate Flag (SP).

Em 1982 uma temporada no 150 Nigth Club (SP), com os irmãos Moacir e Araquem e lançou o disco Ângela e Cauby, o primeiro encontro dos dois em uma gravação.

Em 1989, os 35 anos de carreira foram comemorados no bar e restaurante A Baiuca (São Paulo), ao lado dos irmãos. No mesmo ano, a RGE relançou o disco “Quando os Peixotos se Encontram”, de 1957. Em 1993 foi o grande homenageado, ao lado de Ângela Maria, no Prêmio Sharp. Foi lançada pela Columbia caixa com 2 CDs abrangendo as gravações de 1953 a 1959, com sucessos como Conceição.

Atualmente, apresenta-se nas noites de segunda feira no Bar Brahma, tradicional templo da boemia paulistana, localizado na mais famosa esquina brasileira (Av. Ipiranga com São João, em São Paulo), em temporada que já dura mais de dois anos, com ingressos concorridos.

É considerado por muitos artistas renomados como o melhor cantor do Brasil e tratado carinhosamente pelos seus colegas como “O Professor”, em mostra de respeito e admiração pelo seu grandioso trabalho.

Cauby em mais de quatro décadas de carreira já gravou:

- 61 discos de 78 rpm; 6 LP’s 33 1/2 rpm de 10 polegadas; 51 LP’s 33 1/2 rpm de 12 polegadas; 25 compactos simples de 33 1/2 e 45 rpm; 19 compactos duplos de 33 1/2 e 45 rpm; 32 k7’s; 23 CD’s; e ainda participações em trabalhos de outros músicos.

Fonte: GeraldoFreire.uol.com.br, Uol.com.br, Wikipedia.org, Cauby.com.br



O cantor Cauby Peixoto foi procurado pela equipe do blog, mas através de sua assessoria de imprensa informou que todos os depoimentos do cantor estão disponíveis no livro Bastidores, de Rodrigo Faour, publicado pela Editora Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário