quarta-feira, 18 de novembro de 2009

E POR FALAR EM MARLENE...


A maior Rainha do Rádio, segundo a nossa enquete on-line, ganhou destaque na Revista O Globo do dia 15 de novembro. Aproveitando os exatos 60 anos do título de Rainha do Rádio conquistado por Marlene, a matéria trouxe um pouco das lembranças da cantora, que contou algumas histórias sobre a Era de ouro do rádio, relembrando os bons tempos. Sempre irreverente, Marlene falou um pouco sobre as cantoras atuais “Boa mesmo é a Mart’nália”.
Entretanto, assim como é impossível falar da Revista do Rádio sem falar da Marlene, é impossível falar da Marlene sem citar a Revista do Rádio. Esta recíproca é realmente verdadeira, pois esta reportagem utilizou a capa da Revista do Rádio do ano de 1959, do arquivo de Cezar Sepúlveda, para falar do sucesso alcançado pela cantora.

Um comentário:

  1. Prezados senhores,

    Meu nome é José Henrique Fialho e também tenho um blog - decadade50.blogspot.com - que aborda, entre outros assuntos, o papel da revista do rádio na implantação do "Star System" dentro da Rádio Nacional, o mesmo papel desempenhado pela revista Amiga, posteriormente, no que concerne à televisão.

    Pesquisei a Revista do Rádio desde o seu primeiro número (fev./48, preço três cruzeiros, capa com Carmem Miranda) até 1965, ano que considero definitivo para o sepultamento do rádio, enquanto veículo de comunicação de massas, suplantado definitivamente pela televisão, sendo o fim melancólico das marchinhas o sintoma mais evidente dentro desse contexto, enterradas que foram pela reviravolta implementada pela Escola de Samba do Salgueiro - campeã desse ano -, com o início dos festivais de música popular brasileira e pela irrupção da jovem guarda.

    Porém, quero falar mesmo é deste concurso efetuado pelo blog "a maior rainha do rádio". Considero irrelevante e sem sentido o blog ter colocado tal assunto para votação popular, o baixo nível de comparecimento de votantes mostrando que isso é verdade.

    Como um blog que se diz "da Revista do Rádio", creio que é papel do próprio blog responder tal pergunta pesquisando a própria revista, porquanto as respostas estão todas lá.

    Por exemplo: que "rainha" recebeu mais cartas ao longo do tempo? Quem ganhou mais concursos populares constantemente realizados pela revista? Quem ilustrou mais capas da própria revista? Quem ganhou mais carnavais ao longo dos anos? Quem teve mais músicas nas paradas de sucessos postadas pela revista? Quais foram brindadas com mais reportagens?

    Enfim, são questões que o corpo da redação do blog tem plena capacidade de responder. É só pesquisar.

    No mais, parabéns pelo blog.

    Atenciosamente,

    Zé Fialho.

    ResponderExcluir