terça-feira, 17 de novembro de 2009

RESULTADO DA ENQUETE: QUEM FOI A MAIOR ENTRE AS RAINHAS DO RÁDIO?, por Jannaina Costa


Encerramos no dia 15.11 a enquete sobre a questão mais polêmica envolvendo as cantoras da Era do Rádio: Quem foi a maior entre as Rainhas do Rádio? Ângela Maria, Emilinha ou Marlene? Durante 45 dias nossos visitantes votaram e, com 41% dos votos, elegeram MARLENE a maior dentre as três. Fãs de Emilinha e Ângela Maria não precisam ficar chateados, a disputa foi acirrada e a equipe do Blog vai preparar uma matéria especial sobre cada uma das três eternas rainhas.

A PERGUNTA QUE NÃO PODIA SER RESPONDIDA:

A polêmica sobre quem era a maior da Rainhas do Rádio era clássica na Revista do Rádio. Na edição 400, chegou-se a apresentar um estudo grafológico das assinaturas das três cantoras para traçar o perfil psicológico de cada uma e, claro, tentar responder à pergunta chave: qual a melhor entre as três? Claro que tanto o estudioso quanto o repórter se furtaram a responder, mas fizeram algumas observações elogiosas comparando as cantoras:


"(...) A morena Ângela é das três a que tem maior volume de voz, escala mais alta, maiores recursos vocais. A trepidante Marlene é (todos sabem) artista de microfone e de palco, dono da inúmeros recursos como atriz. É mesmo mais atriz que cantora indiscutivelmente. E quanto a querida Emilinha Borba, ninguém pode negar que é dona de maior simpatia, muita simpatia pessoal, um poder enorme de conversão a si, espécie de magnetismo todo natural, cantando, falando, gesticulando. Tem frases suas, maneiras tôdas pessoais de se expressar."


E então o repórter Dom Elmo, obviamente "tirando o corpo fora", concluiu que a melhor das três seria aquela que o leitor preferisse, já que eram três grandes nomes e mulheres totalmente diferentes. E a Revista do Rádio seguiu alimentando a polêmica que, evidentemente, ajudava a vender muitos exemplares da publicação.


Confira abaixo a matéria "QUAL A MELHOR DAS TRÊS" (RR 400, de 11/05/1957):




Nenhum comentário:

Postar um comentário