terça-feira, 3 de novembro de 2009

Editor da Revista do Rádio também criou uma publicação esportiva no embalo da conquista do título da copa do mundo

Se Anselmo Domingos demonstrou ser um apreciador da Era do Rádio, da mesma forma revelou sua paixão pelo esporte. O grande desempenho da seleção brasileira na copa da Suécia estimulou Domingos a criar, em 1959, uma publicação que seguisse a mesma linha de sua bem sucedida Revista do Rádio.

A Revista do Esporte era uma nova publicação que trazia algumas semelhanças quanto à linha editorial utilizada pela sua antecessora. Entre elas, por exemplo, a adaptação do sucesso “Mexericos da Candinha” que ganhou o nome de “Candinha no Esporte”. Entre as seções habituais oferecidas por ela, figuravam as do “Apito Final”, “Flagrantes” e “Uma Volta pelo Mundo”.

A revista que circulou até o início dos anos 1970 demonstrou, sua preferência em focar as personalidades de maior evidência no campeonato brasileiro de futebol. Seus leitores, além de encontrarem informações técnicas sobre a condição dos estádios e a ficha completa da escalação dos times, também podiam ler sobre a vida pessoal dos jogadores fora de campo.

No ano de 1966, por exemplo, a edição de n° 403, publicou, na capa, a foto do jogador Jairzinho vestindo a camisa do Botafogo. A manchete “Confissões de Jairzinho” dava o tom de informalidade e irreverência também característico da Revista do Rádio.

Um comentário:

  1. Eu tenho uma Revista do Esporte. Nela, sempre tinha alguma menção ao rádio esportivo do Rj, a antiga Capital Federal.

    http://blogdoradiocarioca.blogspot.com

    Um abraço e um beijo,
    Isabela Guedes.

    Ps: Parabéns pela matéria na Rádio Nacional, ou melhor, a entrevista que vocês concederam ao Waldir Luiz,um dos comentaristas esportivos da emissora.

    ResponderExcluir